domingo, 4 de setembro de 2011

Por que será que é tão difícil aceitar a obscuridade?

Na última semana eu estava na Internet buscando mais um site falando sobre o trato com ervas, pra continuar minhas comparações. Me deparei com um que é todo sobre Xamanismo e tal, até aí tudo certo. Mas um link me chamou muito a atenção e eu fui lá e cliquei: se chamava "A Noite Escura da Alma".
(Segue aqui o link)
Neste link um texto que definitivamente reverberou fundo na minha alma e me fez entender que nesses quase 10 anos que me acho no caminho da Bruxaria eu tenho enfrentado essa 'Noite' (ou NEA, como você vai ver lá no site, se tiver coragem e paciência de verdade pra ler, porque é longuinho). Uma grande amiga, que também é bruxa, atentou para uma coisa muito importante quando eu falei sobre isso com ela: a NEA é um exercício pra vida inteira. E eu concordo, pois a dura tarefa de conhecer e descobrir sobre quem você realmente é não é nem um pouco fácil e dura toda uma eternidade - é para isso que a NEA serve. O fato é que tudo isso gerou uma série de questionamentos na minha cabeça e que aos poucos estou encontrando as respostas. A principal delas foi a que está no título dessa postagem: por que é tão difícil compreender e aceitar esse lado da vida? Será que as pessoas não entendem o mal que fazem a si mesmas por agirem dessa forma? Eu percebi que tempos atrás as pessoas sabiam que seus "demônios particulares" estavam lá, em algum canto, mas simplesmente o ignoravam. Hoje as coisas pioraram: vivemos numa geração em que as pessoas parecem desconhecer isso. E por conta disso, são altamente sofredoras, presas em si mesmas.

Funciona assim na verdade: as pessoas consciente ou inconscientemente conhecem seus monstros mais evidentes (entenda aqui por monstros os defeitos de caráter e do ego) e os trancam num armário (ou pior, às vezes numa caixa apertada) e eles lá ficam por anos a fio, até que pedem para sair e não conseguem. Resultado: se enraivecem e começam a forçar a saída. A pessoa fica tão preocupada em manter essa "porta" de si mesma trancada que não percebe que algumas coisas escorrem pelas beiradas e frestas. É isso que explica aqueles defeitos que a gente não sabe que tem porque não dá atenção para eles, mas quem está de fora está vendo.

Bem, a solução que encontrei para mim mesmo sobre isso é: inicialmente, admitir pra si mesmo que esses monstros interiores existem e que não é necessário combatê-los. Depois, ter a coragem de traze-los perante a luz, para que se transformem naquilo que vai te fazer bem. Isso significa saltar no escuro, agir como o Arcano "o Louco", ter coragem para ir de cabeça ao Abismo de si mesmo. Quando não resta mais nada, sobra somente você - seu verdadeiro EU. A ideia não é mudar aquilo que você é, e sim se aproximar cada vez mais daquilo que você realmente é.

Do ponto de vista da bruxaria, a forma que se tem pra fazer isso é o Esbath da Lua Negra. Ele é tido como perigoso porque infelizmente nem todo mundo tem força e coragem necessárias para ser ver perante o Espelho que tudo mostra da Mãe Negra e por isso mesmo podem acabar enlouquecendo. Mas não há escapatória, se você que é bruxo, pretende crescer espiritualmente. Entenda que isso é vida! Um exemplo claro disso é a própria Lua. Ela só se mostra bela e poderosa como ela é na Lua Cheia por conta da recepção da luz do Sol. Mas quando, momentaneamente, essa luz se vai, Ela É o que realmente é: um astro sem luz, sem vida, escuro, um pedaço de pedra que circunda a Terra. Mas nem por isso ela perde sua soberania, pois é justamente aí que reside toda a raiz de seu imenso poder. Assim é a Deusa Negra, o Deus Negro, assim deveríamos ser nós também. As pessoas estão tão preocupadas em adquirir mais luz e mais luz que se esquecem que nasceram no escuro, que a Luz foi gerada a partir das Trevas. Mas como fazer isso? É difícil se mostrar, não é? O que será que as pessoas vão pensar?

A maior manifestação das Trevas, na minha opinião, são as mulheres, e é isso que as faz tão poderosas na vida, na carreira, na espiritualidade. É por isso, mulheres, que vocês foram condenadas injustamente na fogueira da Inquisição séculos atrás, pois a verdadeira porta para o Mundo Espiritual está em vocês. Sem vocês o mundo morre, perde a vida, perde a razão de ser. Eu sou gay, gosto de homens, mas antes de ser gay sou um ser pensante que entende o quão reverenciadas e bem-cuidadas vocês precisam ser. Será que vocês percebem o seu poder perante o mundo? Será que vocês tem usado esse poder para curar aquela que não é outra senão vocês mesmas, ou seja, a Mãe-Terra? Ou será que vocês, como tantos outros medíocres por aí andam dormindo, destruindo a si mesmas? É hora de se levantarem, mulheres e homens que compreendem seu lado feminino, seu lado TREVAS! É hora de fazer o mundo entender que não há outra maneira de ser verdadeiramente feliz. Pois quando isso acontecer, todo mundo estará verdadeiramente caminhando de mãos dadas em direção ao equilíbrio pleno. Entendendo que não há só luz, e não há só trevas, pois um dado ponto que recebe demais um lado ou outro acaba por fim se corrompendo.

Compreendamos todos a necessidade de tudo estar onde precisa e tem de estar, segundo as leis da própria vida. Pensemos nisso e vamos mudar, ok? Bênçãos plenas a todos! Abençoados sejam os que entendem tudo o que eu disse e ai daqueles que ainda dormem e assim insistem em ficar, pois serão simplesmente empurrados pelas enxurradas da vida, que são assim, implacáveis. Bye!

Um comentário:

  1. Você está de parabéns pela forma linda que
    representou aqui o lado Negro da Alma!!

    Onde Houver luz, haverá sombras!


    "Lasciva é a mulher que excita os parvos espíritos libertinos da noite."

    ResponderExcluir